7 de nov de 2007

Brasileirinho - o filme

Amigos,

Assisti ontem à noite e recomendo para todos aqueles que gostam de música brasileira o filme "Brasileirinho" dirigido pelo finlandês radicado no Rio, Mika Kaurismäki.

É sobre uma de nossas mais importantes manifestações culturais, o Chorinho. Instrumentistas virtuoses e músicas maravilhosas deixam-nos orgulhosos de sermos brasileiros, coisa de que andamos precisando, hoje em dia. Principalmente porque é difícil ouvir música brasileira de qualidade nessas rádios de hoje, que parecem preferir ruídos alienígenas que nem nos seus países são tocados(?).

Quem tiver a oportunidade de assistir-lo, vá. E tomara que vocês tenham a sorte de ter uma aparelhagem de som igual ao do Espaço Unibanco do Cinema daqui de Santos: sem exagero, acho que o som do filme era melhor do que dos ambientes onde foram gravados.

Parte dele foi gravado no Teatro Municipal de Niterói em 23 de abril de 2004, Dia Nacional do Choro (data de nascimento do Pixinguinha, sem exagero chamado por outros grandes mestres como Tom Jobim de "gênio da raça"). Outros em diversos lugares do Rio, como Santa Teresa, Penha e a tradicional Lapa. Mas o filme (de 2005) somente foi lançado aqui este ano, por problemas autorais.

Vejam o site http://www.brasileirinhofilme.com.br/ , ouçam trechos de músicas, confiram os instrumentistas (gente como Paulo Moura, Yamandú Costa, Zé da Velha, Guinga, Trio Madeira Brasil, Zezé Gonzaga e muitos outros) e leiam alguns comentários (principalmente o do Luis Fernando Veríssimo, que é músico também).

Tomzé

Um comentário:

Domingos disse...

Valeu, Tomzé!
Precisamos da entrada de mais e mais colegas no blog. Postagens como esta que você acaba de fazer demonstram conmo se pode usar o blog.
Achei muito bom o link para o sire do filme. Pena que só dá acesso a quatro chorinhos...
Abs.
Domingos