7 de dez de 2007

Snipers (franco atirador)

Publicando a pedido do Julio

Já visto, mas agora tá explicado.

Na película se pode observar algumas sequências de franco-atiradores (snipers) canadenses eliminando franco-atiradores talibãs, no Afeganistão. Estes vídeos foram feitos atrávés da luneta do spotter (parceiro observador) do franco-atirador, que fica à sua direita.

O atirador canadense está usando um fuzil calibre .50. O cartucho tem 20 cm de comprimento e o estojo tem 2,5 cm de diâmetro. O projetil tem 0,5 polegada (11,25 mm) e 1,5 polegada de comprimento.

Atente, no primeiro vídeo, que o sniper talibã está acima de um espigão de pedra e quando se ouve o tiro, veja o que sucede. Confirmaram que o sniper talibã estava a 2.310 m de distância, o que consistiu em um novo recorde mundial, já que o recorde anterior era do sniper dos marines, o legendário Carlos Hatchkock, no Vietnã, em 1967. O canadense estava a 2.800 m de altitude e o alvo a 2.970m, com um vale entre eles. . O recorde durou somente uns dois dias, já que outro sniper canadense eliminou um sniper inimigo a 2.400 m de distância.

Os franco-atiradores canadenses operam apoiando a infantaria americana. Usam o fuzil MacMillan calibre .50, com ação de ferrolho e carregador de 5 tiros. A equipe do franco-atirador é constituída de 3 homens, que além do fuzil .50, contam com três fuzis standard C7 canadenses, um deles com lança-granadas de 203mm.

Nenhum comentário: